Blog

Os Benefícios da Gamificação na Educação Corporativa Online

As pessoas sempre se sentiram atraídas por jogos no decorrer da história. Sejam eles eletrônicos ou analógicos, os jogos sempre estiveram presentes entre a humanidade como forma de lazer, distração e competição. Com o passar do tempo, eles passaram a ser utilizados no auxílio do aprendizado. Hoje, as mecânicas e dinâmicas de jogos, conhecidas como gamificação, são utilizadas no mundo corporativo com a finalidade de engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

A gamificação é cada vez mais utilizada nas empresas com o objetivo de transformar os processos de treinamento e educação corporativa online em algo divertido e cativante, bem como auxiliar na gestão ao facilitar indicadores de esforço e metas alcançadas.

Por meio do processo de gamificação, os colaboradores podem simular atividades comuns no dia a dia da empresa, colocando os conhecimentos em prática e treinando suas habilidades de forma divertida e eficaz.

Conheça 5 Benefícios da Gamificação na Educação Corporativa Online: 

1. Une a prática ao conteúdo

A gamificação cria um processo de motivação em que o aprendizado acontece por meio das próprias brincadeiras, desafios e etapas do jogo. Dessa forma, não há separação entre a teoria e a prática.

2. Personaliza o aprendizado e treinamento

O uso de jogos é uma proposta de ensino personalizada e adaptativa, capaz de trabalhar as dificuldades e potencialidades de cada usuário de forma segmentada. Assim, cada pessoa aprende no seu tempo e da maneira que mais lhe estimula.

3. Estimula a superação dos colaboradores por meio da competição saudável

A competição motiva as pessoas a partir da vontade de superação. As estratégias da gamificação trabalham com a satisfação do jogador em superar e vencer as etapas do jogo. Além de estimular os membros da equipe, os jogos preparam o colaborador para as situações reais e obstáculos que possam surgir na empresa.

4. Promove a autoestima e a segurança

Bons games desenvolvem nos estudantes a noção de eficiência. Ao atingir determinado objetivo, o colaborador é estimulado a dar o seu máximo e pensar em próximas estratégias. Tais conquistas reúnem mais pessoas em prol da mesma causa.

5. Fácil acessibilidade

Diferente de livros e apostilas, os games podem ser acessados em vários lugares, por meio de diferentes dispositivos, a qualquer momento. Além disso, é uma forma mais interativa e dinâmica de acessar informação e adquirir conhecimento.

E você, já utiliza games no processo de aprendizagem da sua equipe?

Categoria:

Educação Corporativa

Compartilhe: