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Como gerenciar clientes de maneira mais eficiente

A gestão de clientes é essencial para qualquer empresa. Afinal, o crescimento do número de clientes é um forte indício de que seu negócio está no caminho certo. No entanto, o crescimento não pode ser acompanhado da desordem. Para uma boa gestão de clientes, é necessário aprimorar o relacionamento que se busca construir dia a dia com eles. 

Compreender suas principais características, suas emoções, suas dores e demandas é um bom começo. O objetivo é que, de posse dessas informações, você desenvolva estratégias para promover fidelização, retenção, atração e conversão de clientes potenciais.

Outro aspecto importante é que a forma como uma empresa gerencia seus clientes se torna um dos seus grandes diferenciais competitivos. Afinal, atualmente, o mercado está cada vez mais concorrido e se diferenciar por meio de produtos ou serviços de qualidade já não é o bastante para se destacar.

Como o seu negócio está se destacando nesta área em relação à concorrência? O quanto humanizado e empático é seu atendimento de vendas, pós-venda e suporte? Qual o nível de satisfação dos seus clientes? Essas são algumas das perguntas que você sempre deve buscar respostas para melhorar cada vez mais esta relação.

Para construir relações fortes e duradouras com a sua base de clientes, baseadas em boas práticas de CRM, você pode seguir algumas sugestões que vão trazer, de maneira prática, retorno para seu negócio.

1. Mantenha os dados a respeito dos seus clientes sempre organizados e atualizados 

Ao organizar os dados dos clientes, busque categorizá-los conforme seus produtos ou serviços. Além disso, centralize o acesso a essas informações em um arquivo ou pasta e crie processos e regras sobre como estes dados serão inseridos e administrados.

2. Personalize a interação e o atendimento ao cliente

Faça com que cada cliente se sinta único. Com isso, o seu negócio vai demonstrar para este cliente o quanto o valoriza e sua importância, o que auxilia a estreitar o relacionamento e dar a ele maior longevidade.

3. Atenda sem falhas

É muito importante buscar não cometer falhas durante o contato com o cliente. Por isso, o seu negócio deve estar com a linguagem alinhada ao perfil médio do seu cliente. Ainda, deve atender às solicitações e às reclamações prontamente, com educação e empatia, dando a devida importância para o que o aflige.

Por fim, é importante colher feedbacks e fazer um acompanhamento, agregando valor às interações posteriores.

4. Honre compromissos e promessas

Ninguém gosta de se sentir enganado e seu cliente não é diferente disso. Dessa maneira, apenas prometa aquilo que seu negócio é capaz de cumprir, apenas assuma compromissos que são viáveis.

Além disso, cumpra horários agendados para ligações e reuniões, e envio de materiais acordados. Isso demonstra seriedade e profissionalismo.

5. Transforme feedbacks em estratégias de melhorias

Colha feedback de seus clientes. Mas, faça alguma coisa com esta informação. Utilize-a para melhorar processos, produtos ou serviços. Dê um retorno ao cliente sobre o que foi melhorado a partir de sua sugestão. Mostre que foi importante para o negócio e que ele fez parte da mudança.

6. Ofereça ao cliente diferentes canais de atendimento

Converse com o cliente pelo canal de comunicação que ele prefere. Mas, saiba que será preciso um esforço para que este atendimento tenha qualidade e para que as informações trocadas sejam facilmente acessadas.

7. Invista em uma ferramenta de CRM

Se puder, automatize o armazenamento dos dados e a gestão dos contatos por meio de um sistema de Customer Relationship Management (CRM) para que todos na empresa, principalmente os vendedores, os atendentes e o time de marketing tenham acesso às informações trocadas e colhidas com os clientes, de maneira centralizada, simples e ágil.

8. Invista em uma Escola de Clientes

Oferecer educação gratuita sobre seu produto ou serviço, de modo a auxiliar os seus clientes a utilizar da melhor maneira e de todo o potencial do que você oferta pode gerar muito valor para a sua marca e um sentimento de gratidão, o que se converte em maior fidelização e melhores resultados.

A escola de clientes pode estar alinhada com as demandas de suporte e de FAQ, por exemplo, reduzindo chamados e ativação da equipe. 

Aplicando estas sugestões, você de fato terá uma gestão de clientes mais eficiente e assertiva.

Categoria:

Atendimento, Gestão de Clientes

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