Como gerenciar clientes de maneira mais eficiente
9 de fevereiro de 2023Infoxicação: o que é, como ela afeta seu negócio e como evitá-la
23 de fevereiro de 2023Ainda existe esta mentalidade de que investir em marketing, principalmente no digital, é super caro. Mas, na maioria das vezes, o que acontece é a adoção de estratégias erradas de investimento, ou feitos por você ou por quem está te assessorando.
Pare um minuto e reflita: qual foi o retorno sobre o investimento de marketing que você fez no último ano? Positivo, negativo, não sabe quantificar? Os gastos com marketing podem ser classificados como custo ou investimento?
Bem, se você não sabe responder a estas perguntas básicas, uma coisa é certa: você faz parte do grupo que eu listei no início deste texto. E o pior, você possivelmente está gastando mais do que deveria, alocando em estratégias erradas, não alcança resultados reais e passa a acreditar que o marketing digital não funciona, não serve para você e nem para o seu negócio.
Se você é empresário e ainda acredita que investir em marketing é caro e desnecessário, eu elenquei 5 pontos muito importantes para você começar a investir na área, e principalmente, enxergar os retornos dos seus investimentos.
1. Se você deseja criar uma presença online, você só vai conseguir isso por meio de um site, blog, redes sociais, Google Meu Negócio, etc. Tudo isso bem estruturados e sendo geridos da maneira correta.
2. É preciso se organizar e reservar um % do seu faturamento para investir em marketing digital. Comece com o que é possível e aumente conforme seus resultados.
3. Crie um planejamento estratégico de marketing integrado. Dependendo do negócio, o offline também precisa ser considerado.
4. Saiba quais são as métricas de acompanhamento e os resultados esperados das ações adotadas. Diante dos resultados obtidos, aprimore o que funcionou e mude aquilo que não aconteceu conforme o esperado.
5. Tenha um profissional ao seu lado que seja especializado para te orientar e direcionar as ações de modo a evitar que seu dinheiro e tempo sejam desperdiçados.
E como já disse John Wanamaker, considerado o pioneiro da publicidade e ícone varejista nos Estados Unidos, lá no final do século XIX, muitos negócios que investem, acreditam ser um desperdício o investimento, mas não sabem quantificar o quanto foi desperdiçado.
“Metade do orçamento para publicidade é desperdiçado. Só não sei qual metade.” – John Wanamaker
E eu fecho este texto deixando um recado: investir em marketing não é caro; o que é caro é fazer escolhas erradas nesta área. E sem medir os resultados, é o mesmo que jogar dinheiro pelo ralo!