Depois de refletir sobre o quanto as mudanças que desejamos estão totalmente em nossas mãos, sob nossa total responsabilidade, percebemos que adotar um mesmo caminho esperando que elas aconteçam é uma insanidade, um devaneio. Como dizem por aí, “nada cai do céu”. É preciso muito trabalho duro para se alcançar o que desejamos. Inclusive, olhar para o sucesso do outro e dizer que foi sorte é, no mínimo, desrespeitoso.
Mas, voltando à nossa reflexão, até para trabalhar duro, o foco é essencial. E como conseguimos focar no que desejamos? Planejando! Eita palavrinha que não sai aqui do nosso dia a dia, não é mesmo? Ela é mesmo mágica! E tem outras que vem logo depois, andando de mãos dadas com ela. A ação e o controle. É preciso planejar sim, mas colocar a mão na massa e controlar os resultados é ainda mais importante.
Para que você comece seu planejamento, vamos seguir alguns passos básicos. Ah, não esqueça que aqui você pode mesclar metas pessoas e metas profissionais, afinal de contas elas não são vidas separadas, uma influencia diretamente na outra e precisam estar sempre em equilíbrio.
Vamos lá?
1. Defina quais são as suas grandes metas de longo prazo (para dois ou três anos, a contar de 01/01/2019). Escreva cada uma delas de forma objetiva e, ao final, coloque um prazo alcançável. Escreva pelo menos uma.
2. Defina quais são as suas metas de médio prazo (para um ano ou um ano meio, a contar de 01/01/2019). Lembre-se da objetividade e do prazo. Escreva pelo menos três metas de médio prazo.
3. Defina quais são as suas metas de curto prazo (para seis meses a um ano, a contar de 01/01/2019). Lembre-se da objetividade e do prazo. Escreva pelo menos cinco metas de médio prazo.
Após listar as suas metas, escreva, para cada uma delas, a estratégia para alcançá-las: o que você precisa passar a fazer ou deixar de fazer para que elas se realizem, quais pessoas ou organizações poderão te ajudar, o que você vai precisar adquirir de conhecimento, e por aí vai. Se necessário, crie submetas, pequenos degraus que irão te levar ao seu objetivo, sempre colocando prazos para cada um deles.
Outra dica é criar um quadro, que fique à sua vista, com imagens que materializem suas metas. Isso te ajudará a não esquecer delas e a não perder o foco.
Bem, agora é com você! Boa sorte! E se tiver dúvidas, pode me chamar! Vou adorar conversar com você!