Dedicação, ao invés de atalhos
22 de agosto de 2022A mente do empreendedor não tira férias
12 de setembro de 2022O que é um hábito? De acordo com o dicionário, um hábito é um comportamento que uma pessoa possui e que ela repete continuamente [por vezes até mesmo de maneira automática]. Portanto, é uma ação que você imprime no dia a dia ou frente a determinadas situações e contextos. Existem aqueles hábitos que estão enraizados em nossa existência, que fomos criados com eles sendo continuamente repetidos e reafirmados em nossa mente. Eles podem ser culturais, podem estar ligados ao contexto de vida, ao cenário em que nos encontramos. Podem ser resultado de uma situação de estresse ou de um trauma. Podem ser positivos ou negativos, podem nos alavancar ou podem nos estagnar.
Hábitos podem ser mudados. E essa é uma excelente notícia. Portanto, quando a gente lê um livro como este, “Como as mulheres chegam ao topo: elimine 12 hábitos que impedem você de alcançar seu próprio aumento, promoção ou emprego”, é para pensar o seguinte: bom, aqui temos médias de comportamentos que, se aplicados em um determinado contexto (no caso, o mercado de trabalho), não vão me trazer os resultados que eu espero alcançar. Eu pratico algum desses hábitos? Eles estão sendo negativos ou positivos? Preciso mudá-los?
Meu objetivo é te dizer que para aproveitar ao máximo uma leitura como esta é preciso um autoconhecimento e uma honestidade mínimos consigo mesma. Mas, que se você estiver disposta a ler e refletir, vai valer a pena cada página, sendo celetista ou empreendedora.
Para não dar grandes spoilers, eu vou adiantar a lista dos 12 hábitos que os autores elencam. Espero aguçar a sua curiosidade para saber como desenvolvem a ideia sobre cada um deles e qual o caminho para mudá-los em você.
1. Relutar em reinvidicar sua conquintas.
2. Esperar que os outros notem e recompensem espontaneamente suas contribuições.
3. Supervalizar a expertise.
4. Construir em vez de usufruir de relacionamentos.
5. Não recrutar aliados desde o primeiro dia.
6. Colocar seu emprego à frente da sua carreira.
7. A armadilha da perfeição.
8. A doença de querer agradar.
9. Minimizar.
10. Demais.
11. Ruminar.
12. Permitir que seu radar distraia você.
E você, já leu este livro? Ficou curiosa para ler? Comente aqui 👇