Você sabe o que significa a Felicidade Interna Bruta?
15 de agosto de 2022Indicação de Leitura #01 – Como as mulheres chegam ao topo: elimine 12 hábitos que impedem você de alcançar seu próprio aumento, promoção ou emprego
29 de agosto de 2022Esses dias meu filho andava de patinete e gritou pra gente, eu e meu marido, que vínhamos logo atrás: “Olha, eu já sou um profissional! As pessoas vão achar que eu já sou profissional!”. Não deu um segundo, e ele se esborrachou no chão após uma tentativa de manobra radical. E, como pais atentos que somos, logo levamos até ele uma lição sobre o episódio: ele ainda estava começando a aprender a andar e precisava de muita prática para se tornar um especialista.
Eu tenho certeza que você conhece alguém que está sempre buscando um caminho mais “fácil”, simples e milagroso para conquistar seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais, e que acabam se esborrachando por aí. É como se, ao invés de ler uma obra completa, este indivíduo vivesse de resumos para conhecer facilmente mais autores – mas nenhum em profundidade.
Para ser referência em qualquer coisa, é preciso justamente isso: profundidade. Não tem um caminho mais fácil, não tem um caminho alternativo. Quer verificar isso na prática? Busque conhecer sobre a carreira e a vida de pessoas de referência, grandes nomes de suas áreas. Você vai ver que todos vivenciaram uma construção, com altos e baixos, erros e acertos. Mesmo para aqueles talentos incríveis, não foi um pó mágico que deu a eles, como em um estalar de dedos, tudo o que são e o que conquistaram. E, na maioria das vezes, ninguém os notava e nem sabia de suas lutas, por isso pareceu tão milagroso.
Não é que você não possa criar autoridade em um nicho que você acredite ser promissor só porque você não tem, hoje, um conhecimento profundo ou anos de experiência. É claro que você pode. Você deve! Todos deveriam buscar seus sonhos, se reinventar quando preciso. Mas se aprofundar em estudos, técnicas e práticas precisa ter o mesmo tamanho do sonho que você deseja alcançar, tendo um olhar realista sobre como tudo isso acontece.
Aliás, ser realista, é bem importante! Enxergar os degraus que precisam ser vencidos vai te proporcionar clareza e te ajudar, inclusive, a realmente ir galgando cada etapa do seu crescimento.
O mesmo se dá em todos segmentos da nossa vida: para conquistar objetivos financeiros e materiais é preciso muito trabalho duro, persistência e resiliência; para conquistar títulos acadêmicos, muito estudo, leituras e dedicação. Aquela vaga no setor público? Muitas horas de estudos, dedicação e provas, muitas provas. O negócio de sucesso? DEDICAÇÃO.
Por isso, se o desejo é se tornar referência em um assunto (ou mais, não importa) e, quem sabe, contribuir com outros e até vender soluções , comece a se aprofundar. Estude, leia muito, busque pessoas experientes na área que topem ser seus mentores, pratique e siga em frente. Busque referências [isso não significa copiar o colega do lado, heim!] e esteja pronto para ser uma referência. Se autointitular especialista em uma área sem ter profundidade pode ser um “tiro no pé”. O tombo é grande.
Buscar atalhos só vai te fazer perder tempo, energia e te afastar daquilo que você realmente deseja alcançar. Ah, e agora ,o meu filho quer sair com frequência para se dedicar e se aprimorar para, quem sabe, se tornar aquele especialista em andar de patinete.