A mente do empreendedor não tira férias
12 de setembro de 2022A Aprendizagem Social como aliada da Educação Corporativa Continuada
30 de setembro de 2022A gestão do conhecimento possui uma grande importância nas organizações. Isto porque, é ela a responsável pelo apoio à criação, à transferência e à aplicação do conhecimento empresarial.
Dentre os processos relacionados à gestão do conhecimento está o de converter o conhecimento tácito em conhecimento explícito, auxiliando aos indivíduos a tomar melhores decisões baseadas em informações estratégicas.
Conhecimento Tácito x Conhecimento Explícito
De maneira objetiva, o conhecimento tácito é aquele que está na mente dos colaboradores, sendo composto também por suas experiências passadas e atuais, conclusões além dos insights subjetivos. Ele é pessoal e está enraizado nos valores, ideias e emoções de um indivíduo. Portanto, sua transmissão e compartilhamento tornam-se extremamente complexas.
Já o conhecimento explícito é aquele de fácil disseminação. Como ele pode ser expresso em palavras e números, a informação é confiável e conecta as pessoas. Este conhecimento é encontrado, por exemplo, em bancos de dados, palestras, workshops, livros e relatórios. É o conhecimento que outrora era tácito e, ao ser transformado e explicitado pelas pessoas, passa a ser visível, compreensível, formal.
Transformando Conhecimento Tácito em Explícito
Para transformar o conhecimento tácito em explícito, um bom caminho a ser seguido é a utilização da educação corporativa, mediada pela tecnologia, de maneira a criar situações de aprendizagem que facilitem a tradução do que está na mente do colaborador em palavras e números.
Isso pode ser realizado por meio de metodologias ativas de ensino, como aquelas que promovem a aprendizagem colaborativa e a utilização da aprendizagem baseada em problemas. Vamos compreender como esse processo poderia funcionar?
Ao definir uma temática estratégica para um momento de aprendizagem colaborativa em um determinado setor de uma organização, o facilitador de treinamentos pode trazer uma situação problema, por meio de estudo de caso, que tenha sinergia com o que se pretende estudar.
Após a leitura do caso, o facilitador traz algumas questões a serem discutidas em pequenos grupos de colaboradores e solicita que as reflexões sejam registradas e apresentadas. Deixa-se clara a importância de que cada colaborador extrapole o conhecimento técnica adquirido em sua experiência na organização e traga suas experiências passadas e todo o arcabouço teórico que já tenha adquirido.
Depois, todas essas reflexões externalizadas são sobrepostas à realidade da organização, trazendo as reflexões para a temática estratégica definida ou mesmo para a solução de um problema específico da equipe.
Ao final, um colaborador fica responsável por compilar todo o conhecimento externalizado em um documento que será compartilhado com toda a organização e, neste documento, todos poderão adicionar novas informações e ampliá-lo, por meio de tecnologias colaborativas.
Há, ainda, a necessidade de acompanhamento para verificar se o grupo está utilizando aquele conhecimento no dia a dia da empresa e alcançando bons resultados com ele.
Ao final do processo, o educador corporativo estrutura o conhecimento resultante em uma trilha de aprendizagem que é então disponibilizada para toda a organização, inclusive para a consulta do próprio setor.
A tecnologia como aliada
Como se pôde perceber, para desenvolver uma ação como esta, mesmo que sendo realizada, em um primeiro momento, por meio de uma dinâmica presencial, sua continuidade depende de recursos e ferramentas tecnológicas, imprimindo constância, credibilidade e agilidade ao processo.
Por isso, além de ferramentas para a realização de webconferências e para a colaboração na construção textual, existe a demanda por uma plataforma de educação corporativa que auxilie na criação de uma biblioteca de treinamentos personalizada e na própria aplicação destas capacitações de maneira contínua.
Sabe escolher cada uma dessas ferramentas também faz parte do escopo de atuação do educador corporativo e tal escolha vai depender de cada projeto a ser desenvolvido.
Agora, reflita: a sua empresa transforma, de maneira estruturada e consciente, conhecimento tácito em conhecimento explícito?
Foto de Kampus Production.