Como transformar conhecimento tácito em conhecimento explícito
23 de setembro de 2022O que eu estou aprendendo com a mudança
27 de outubro de 2022A Aprendizagem Social ou, em inglês, Social Learning é, segundo Tony Bingham e Marcia Conner, “aprender dos outros e com os outros”. Isso não é novo. As pessoas sempre aprenderam naturalmente com outros indivíduos, compartilhando ideias em grupos sociais, conferências, no trabalho, na família, na escola.
Eu tenho certeza que, se você parar para refletir um pouco, vai se lembrar de inúmeras situações em que você aprendeu dessa maneira.
Porém, com os avanços tecnológicos e as ferramentas da web 3.0 (e já estamos na 4.0!), a forma como a aprendizagem social acontece também mudou. Ela passa a acontecer mediada também por recursos digitais, como mídias sociais, blogs, plataformas virtuais e inteligências artificiais, amplificando ainda mais seu alcance.
Neste novo cenário, então, o aprendizado acontece em rede por meio de materiais compartilháveis em formatos diversos, como vídeos, blogposts, fóruns de discussão, postagens em redes sociais, dentre outros. O objetivo é que a aprendizagem aconteça entre as pessoas e sua rede de relacionamentos.
Essa rede de relacionamentos pode ser o ambiente interno de uma empresa ou extrapolar as suas fronteiras, atingindo outras redes dos próprios colaboradores. Dessa maneira, quando se pensa em aprendizagem social, é importante ter em mente que sua amplitude extravasa os muros das corporações e os inputs e outputs também chegam do ambiente externo.
Sendo assim, as organizações que promovem a aprendizagem social são aquelas que valorizam o conhecimento e que não se preocupam em retê-lo. Elas focam no crescimento da equipe, principalmente no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao sucesso da corporação, com uma gestão baseada em resultados. Elas possuem uma forte cultura de educação corporativa continuada.
Por meio do compartilhamento nas ferramentas digitais, a aprendizagem fica registrada e pode ser utilizada por outros colaboradores em momentos em que precisam aprender algo rapidamente para aplicar em sua prática. Além disso, outros colaboradores podem acrescentar tópicos e otimizar os conteúdos. Isso porque a base da aprendizagem social é de fato a troca e a colaboração entre pessoas.
As organizações, cientes da necessidade de relacionamento do ser humano, podem fazer uso do social learning, inserindo-o na cultura organizacional como uma extensão da educação corporativa. Com isso, partindo da necessidade de constante capacitação e reciclagem, um colaborador recém treinado pode ser estimulado a compartilhar seu novo conhecimento, suas impressões sobre ele e a sua aplicação prática, deixando este conhecimento ampliado registrado em plataformas internas. Além disso, ao ensinar, seja por meio de conteúdos escritos ou em vídeo, este colaborador está reforçando seu próprio aprendizado.
Com isso, cabe aos líderes, gestores e profissionais da educação corporativa aproveitarem ao máximo essa oportunidade para promover a aprendizagem, de forma colaborativa, tanto utilizando das mídias sociais tradicionais como, também, implementando espaços digitais de interação e discussão com foco no ambiente organizacional.
É importante ressaltar que, ainda que utilizando das mídias sociais tradicionais, as ações não podem ser feitas sem que haja um planejamento. Assim, para aproveitar os benefícios do social learning, é importante que estas ações sejam desenvolvidas com base em um plano estratégico de educação corporativa, com ações integradas e objetivos de aprendizagem específicos.
A escolha das ferramentas e plataformas também deve fazer parte desta etapa, associado a um manual de conduta que seja leve e flexível, porém que regule as interações entre os colaboradores nestes espaços.
Aquelas organizações e profissionais que já experimentaram os benefícios de promover uma cultura de aprendizagem contínua sabem que são ações que resultam sempre em colaboradores mais bem formados, trabalhando em rede, se autodesenvolvendo, aplicando de fato os conhecimentos adquiridos em treinamentos e promovendo um crescimento da organização como um todo.
Foto de Monstera.