Semana do Consumidor: 3 dicas para aproveitar a data comercial comemorativa e vender mais
14 de março de 2023Aniversário do Cliente: um momento de celebração ou de excessos no WhatsApp?
25 de março de 2024Neste mês de março eu completei 37 anos. Sempre que eu faço aniversário, tenho por hábito refletir sobre como está sendo a minha jornada, o que estou aprendendo e em quais pontos preciso melhorar.
O ciclo que se encerrou foi especialmente desafiador, mas também me ensinou muito sobre o equilíbrio de tarefas, papéis e prioridades no dia a dia (e a hashtag #equilibrandopratinhos, que uso no meu projeto Mamãe CEO, nunca fez tanto sentido!).
E agora, como forma de celebrar, quero compartilhar os 7 aprendizados mais importantes que tive até aqui. Espero que eles possam ser úteis para você também!
- Disciplina é a chave para o sucesso
No final de 2022, concluí meu mestrado em meio a grandes mudanças na minha vida. Foi um período intenso, mas consegui superar tudo graças à minha disciplina e dedicação. Constatei, mais uma vez, que a disciplina é a chave para alcançar nossos objetivos, mesmo quando as coisas se tornam desafiadoras. Quando a gente quer muito realizar alguma coisa, é a disciplina que te ajuda a vencer qualquer escassez de tempo. Acredite!
- Reprograme a rota sempre que for preciso
Às vezes, o caminho que parece certo aos nossos olhos não é realmente aquele que nos levará a alcançar aquilo que sonhamos. De repente, uma grande mudança te impele a revisar seus objetivos e a como conquistá-los. Reprogramar a rota de vida não significa que você falhou ou que aquilo que você almeja não é para você, mas sim que você está crescendo e se desenvolvendo como pessoa e como profissional. Quem sabe o que você pode descobrir logo depois daquela nebulosa? Talvez, que você acabou pegando um atalho para a sua tão sonhada realização.
- Mudanças podem ser libertadoras
As mudanças podem ser extremamente assustadoras, mas também podem ser libertadoras. A vida é cheia de mudanças e transições que, mesmo que o processo seja desconfortável, é importante aprender a lidar com elas de forma saudável e positiva. Isso significa maturidade, senso de realidade, de “pé no chão”, sabe? Também significa estar aberto a novas oportunidades e desafios.
No último ano, muitas mudanças aconteceram na minha vida e hoje estou colhendo os frutos das decisões corajosas que tomei em meio a elas.
- Networking é fundamental
Não tenha vergonha de fazer contatos, de criar conexões. Ferramentas como o LinkedIn são excelentes meios para isso. Aproveite o que a tecnologia proporciona. Inclusive, este é um ótimo recurso para quem é mais tímido no momento de se expor a contatar alguém pessoalmente.
Foi por meio dessas ferramentas, já que sou adepta ao mínimo de atividades profissionais presenciais possíveis (amo o trabalho remoto no conforto da minha casa ou em meio a viagens!), que eu conheci pessoas incríveis, que abriram diversas portas e que me ofereceram muitas oportunidades jamais imaginadas.
- É preciso ter valores inegociáveis definidos
Definir seus valores inegociáveis e se manter fiel a eles é fundamental para viver uma vida autêntica e realizadora. Eles são a base das suas escolhas. Nos últimos anos, foram estes valores inegociáveis que pautaram minhas decisões e eu me sinto tranquila com cada passo dado. O que é importante para mim, eticamente e moralmente, foi mantido de maneira intacta. Jamais negocie seus valores!
6. A importância da autenticidade
Quando você é verdadeiro consigo mesmo, pode tomar decisões que estejam alinhadas com seus valores e objetivos. E você acaba refletindo esta autenticidade para o mundo, na sua forma de ser e de estar. Tenha a coragem de ser quem você é. Se conheça, conheça suas potencialidades.
Principalmente nas redes sociais, em que muitos optam por construir personagens, ainda é a autenticidade que vai fazer com que você se destaque de verdade. Pode confiar. Você é único!
- Caminhe acompanhado
Muito além da importância de ampliar seu networking está a construção de relações genuínas com as pessoas, de apoio e impulsionamento. E dessas relações de ajuda mútua profissional, podem surgir grandes amizades. Inesperadamente, você poderá ter criado uma rede de apoio composta por pessoas que estão no mesmo momento de vida que você e que podem ser grandes alicerces em momentos de compreensão de cenários e de tomadas de decisão.
Nos últimos anos, por exemplo, eu tenho tido a grata oportunidade de me conectar genuinamente com mulheres empreendedoras incríveis, que vivenciam realidades parecidas com as que eu vivencio. Nós nos apoiamos mutuamente, compartilhamos desafios e chegamos a insights de possíveis caminhos para vencê-los. Isso é extremamente valioso!
Crie sua rede de apoio, seja na construção da sua carreira, seja na sua jornada empreendedora.
Aprender é uma constante na vida. Eu sigo aqui, computando minhas experiências e aprendendo continuamente com elas. Que venha mais um ciclo de muito aprendizado.