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4 de agosto de 2022Não é novidade que uma boa estratégia de comunicação influencia no engajamento dos colaboradores na empresa e, consequentemente, em seus resultados. Apesar de parecer óbvio, o investimento no quesito comunicação corporativa ainda não faz parte da visão de muitas organizações, seja por desconhecimento ou por omissão dos próprios gestores.
Desenvolver e implementar um plano coeso e estratégico, além de impactar fortemente na receita, influencia na maneira pela qual os colaboradores percebem a organização. E, com isso, pode-se verificar reflexos, dentre eles o aumento da produtividade, da motivação, da satisfação e da felicidade no trabalho.
Além disso, outros stakeholders acabam também sendo impactados, tais como familiares dos colaboradores, a comunidade como um todo, os clientes, os investidores, e o impacto acaba sendo ainda mais amplo do que se pode imaginar em termos de imagem e reputação institucional.
Para desenvolver ações de comunicação corporativa, é importante que se desenvolva, como mencionado anteriormente, um plano de ações atrelado ao planejamento estratégico do negócio. A comunicação, assim como o marketing, deve ser um auxílio, uma alavanca para que a organização alcance seus objetivos estratégicos. Ela também deve estar alinhada ao gerenciamento de pessoas, trabalhando em conjunto para que as ações sejam efetivas.
No entanto, se a organização não desenvolveu um plano de comunicação organizacional, algumas ações podem auxiliar o profissional de comunicação corporativa a suprir esta lacuna.
1. Levante os objetivos estratégicos do negócio e faça uma análise sobre como a comunicação pode auxiliar a alcançá-lo. A partir disso, desenvolva as metas de comunicação, utilizando o método SMART para definição de objetivos.
2. Compartilhe com os colaboradores da empresa as diretrizes gerais e setoriais para uma gestão empresarial assertiva, deixando muito claro os objetivos a serem alcançados. Isso pode acontecer por meio de informativos em painéis, canais internos de comunicação, reuniões periódicas ou estimulando a comunicação das lideranças para com seus liderados.
3. Monitore os causadores de ruídos na comunicação e elimine-os. Por exemplo, eles podem estar ligados a questões estruturais que dificultam a transmissão da mensagem aos colaboradores ou a questões relacionadas à recepção da mensagem, como a linguagem inapropriada ao público-alvo.
4. Implemente ferramentas que auxiliem a concentrar e distribuir a informação na empresa, tais como pacotes de software de comunicação interna, CRM, dentre outros.
5. Invista em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, garantindo sua atualização tanto no que se refere a conhecimentos técnicos, protocolos e processos internos, como na capacitação contínua com foco em sua atuação profissional e crescimento na organização.
Tratar a comunicação organizacional de maneira eficiente é conquistar múltiplos benefícios para a empresa.
Texto originalmente publicado no site Observatório da Comunicação Institucional.