Os Benefícios da Gamificação na Educação Corporativa Online
9 de agosto de 2022Dedicação, ao invés de atalhos
22 de agosto de 2022“Felicidade Interna Bruta (FIB) ou Gross National Happiness (GNH) é um conceito de desenvolvimento social criado em contrapartida ao Produto Interno Bruto (PIB)” – Wikipédia. É um indicador da ONU usado para medir o desenvolvimento de um país. Ela examina o bem-estar psicológico, bem-estar econômico, bem-estar ambiental, bem-estar político, cultura, governança, saúde física, educação, felicidade social, satisfação e vitalidade de uma comunidade.
Quando falamos em #felicidadeinternabruta no mundo corporativo, também conhecida como Felicidade Interna Organizacional, vale transpor estes mesmos conceitos para o dia a dia empresarial. Como anda o bem-estar psicológico da sua equipe, a saúde, educação e vitalidade? Além disso, como a sua empresa cuida do meio ambiente? Ela aplica a governança corporativa?
➡ Mas como posso medir o FIB nas empresas?
Para medir, você pode observar os seguintes fatores como exemplo:
Bem-estar econômico: os salários praticados no seu negócio estão acima ou abaixo da média praticada no mercado?
Bem-estar ambiental: o ambiente de trabalho é saudável? Segue as normas de ergonomia? É iluminado? Limpo? O ar condicionado é limpo regularmente?
Saúde física: A empresa oferece atividades de bem-estar, como massagens, ginástica laboral, meditação e atividades externas? Os seus colaboradores ficam doentes com frequência?
Bem-estar psicológico: o quão estressante é o dia a dia da sua equipe? Eles reclamam de pressão excessiva?
Satisfação no trabalho: seus colaboradores amam o que fazem? Como o trabalho pode ser ajustado para que isso aconteça?
Felicidade social: os empregados se gostam e respeitam as pessoas com quem trabalham?
Agora que você já sabe mais sobre a FIB e sobre a FIO, que tal aplicar e entender como vai este índice no seu negócio?