Infoxicação: o que é, como ela afeta seu negócio e como evitá-la
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30 de março de 2023Entre os dias 13 e 19 de março acontece a semana do consumidor. Esta é uma das datas comerciais comemorativas que devem ser observadas por empresários e gestores lojistas, pois se configura em uma ótima oportunidade para ampliar vendas, promover conhecimento de marca e estreitar o relacionamento com os clientes.
Para desenvolver ações efetivas, é preciso ser pontual e criativo. Tenha em mente que seus clientes recebem um grande volume de informações e promoções de diversos estabelecimentos, tanto que atuam 100% online quanto aqueles cujas lojas são físicas.
Dessa maneira, é preciso se diferenciar para reter a atenção de clientes e daqueles que ainda não conhecem a sua marca ou seus produtos. Para isso, listamos três dicas simples, fáceis e rápidas de aplicar.
1. Foque na experiência dos clientes: pense sempre em como você pode surpreender seus clientes com novas experiências em sua loja física. Pode ser um presente (entregue na loja ou enviado para a casa do cliente) com uma mensagem especial e um voucher de desconto, ou mesmo ofertar um café da tarde, uma espumante, doces gourmet e outros mimos para aqueles que forem até o seu estabelecimento.
2. Combos exclusivos para a semana: construa combos de produtos complementares e aplique descontos que os tornem irresistíveis. Você pode, inclusive, aproveitar algum produto que esteja com baixa saída e compor com outro de ótima saída, fazendo assim uma venda casada promocional. Outra ideia é dar desconto na compra em família ou entre amigos.
3. Aplique o gatilho de urgência e de escassez como argumento de vendas: ao apresentar as promoções e os combos que você criou para a semana, deixe bem claro para seus clientes que estas condições serão válidas apenas durante a semana do consumidor e que o estoque promocional já está chegando ao fim.
O mais importante das datas comemorativas é que você as utilize com estratégia para que você tenha aumento em vendas, aumento em conhecimento de marca, clientes felizes e fidelizados.
Por fim, para não deixar nenhuma data comemorativa de lado (e para aprender o que é gatilho de urgência), é importante manter ações de educação continuada em seu estabelecimento. Para treinar com qualidade, conte com a Escola de Lojistas, um produto para treinamento do varejo desenvolvido pela Treinar Mais, parceira de educação corporativa da Letícia Araújo Consultoria.