A Aprendizagem Social como aliada da Educação Corporativa Continuada
30 de setembro de 2022Como gerenciar clientes de maneira mais eficiente
9 de fevereiro de 2023Mudar (mu.dar) v. 1. Fazer ou causar mudança, transformação em; alterar, modificar, transformar. 2. Ficar diferente, sofrer mudança ou transformação; transformar-se. 3. Pôr-se em outro lugar; mover-se; deslocar-se; transferir-se.
A mudança pode ser fácil e indolor, mas também pode ser complexa e penosa. Ela pode vir como um riacho calmo, transformando de maneira leve e cadenciada a sua vida, ou pode vir como um mar agitado, em que as ondas gigantes se dobram e estouram nas pedras, provocando um completo deslocamento daquilo que estava no seu curso de ação.
Para quem possui um perfil planejador (como eu!), a mudança pode ser bastante provocadora. Afinal, você tinha tudo planejado, cada atividade, cada passo para chegar à sua grande meta de vida ou aquele objetivo maior de médio prazo.
Nos últimos tempos, venho me deparando com os dois tipos de mudanças que descrevi. Algumas leves, perceptíveis apenas quando tudo já está em seu caminho novamente. Outras, agitadas, abruptas, e que me forçam a reorganizar todo o itinerário que tracei e que vinha trabalhando para que o grande objetivo acontecesse.
Algo natural da vida? Eu acredito que sim, a mudança faz parte da história de todos nós! Porém, é importante refletir sobre o processo e entender aquilo que podemos aprender com isso. Das experiências recentes, daquelas que alteraram e deslocaram o meu percurso, venho retirando algumas lições que condensei em tópicos e compartilho aqui.
- Estar aberto às mudanças é entender que o controle não está 100% nas suas mãos. Se a mudança faz parte da vida de todo mundo, então é melhor que você entenda de vez que o controle não está 100% nas suas mãos. Você pode e deve se preparar, buscar oportunidades e fazer acontecer, mas, se as coisas tiverem que acontecer de um modo específico, assim será! É melhor soltar o mastro um pouco e retomar a direção, aí sim se reorganizando, interna e externamente.
- Quando a mudança chegar, não tenha medo. Eu acredito que a mudança sempre vai trazer algo de positivo e um cenário melhor ainda do que aquele que você espera. Basta parar um pouco e refletir. As mudanças que aconteceram na sua vida podem ter te levado a caminhos e a oportunidades que você jamais teria se continuasse seu curso sem olhar para o lado.
- Mudanças sempre te tiram da zona de conforto. Mudar pode te levar a aprender novas competências e habilidades, a ingressar em uma nova carreira, a repensar sua carreira atual, seus negócios, o impacto que eles causam, seu propósito e a marca que você quer deixar no mundo. Mudar promove, acima de tudo, novas experiências. Ainda que em um primeiro momento negativas, delas você retira lições para toda a sua vida.
- “Cuidado” com aquilo que você sonha. Seus pedidos podem acabar sendo atendidos. Muitas das minhas mudanças recentes estão me levando justamente para onde eu desejava e sonhava estar. Quando o processo começou, mesmo sendo avassalador, e eu parei para refletir, rapidamente percebi o que estava acontecendo. Então, se um sonho parece distante, mas seu desejo em alcançá-lo é ardente, você faz a sua parte, então ele pode se concretizar. E de uma vez só!
E você, como lida com as mudanças na sua vida pessoal e profissional? Quais lições você já tirou disso? Comente aqui!
Foto de Alexas Fotos.