As mídias sociais como aliadas da educação corporativa
13 de setembro de 20205 passos para melhorar a comunicação corporativa
13 de fevereiro de 2021Se você é professor ou um facilitador de treinamentos corporativos e, durante a pandemia, buscou por soluções que te auxiliem nas suas aulas remotas, tenho certeza que a chuva de ofertas sobre capacitações não foi diferente disso: ‘faça sua videoaula em apenas 27 minutos’, ‘decifrado o código de sucesso dos cursos online‘, ‘seja um professor digital com esta fórmula infalível’. É isso mesmo: até para o ensino online já criaram fórmulas mirabolantes, como fizeram para o marketing digital. A promessa é atraente, mas falha: ‘crie em poucos minutos o seu primeiro curso online e salve suas finanças na crise’ pode ser instigante, mas não se sustenta. Fórmulas de sucesso no marketing digital não se aplicam a todos os negócios; o mesmo se dá ao ensino online.
É bem verdade que este é um momento de grandes oportunidades para quem atua com educação à distância. Muitas empresas do ramo, principalmente aquelas que prestam consultorias e possuem soluções de implementação de EaD em instituições de ensino, além daquelas de base tecnológica – as famosas edtechs – cresceram em faturamento em meio a uma crise que desestabilizou toda a economia. E, sim, é o momento de destacar estas organizações sérias, que de fato se preocupam com o processo de ensino, que tem como foco o ser humano e sua aprendizagem, além do que ela traz de resultados e impactos para quem investe na mesma.
O que é preocupante, e vem levantando um alerta para quem atua no segmento, é o tratamento dado ao tema ‘ensino online‘ com uma simplicidade que não transmite a realidade e a venda de soluções empacotadas de forma tão chamativa e comoditizada, que podem convencer aqueles profissionais ou empresas que precisam investir, neste momento, em capacitação para se manter no mercado. Qual o resultado disso? Uma péssima experiência com a educação à distância, o que gera uma aversão à modalidade.
Por isso, é preciso investigar a fonte destas ofertas, os produtores destes conteúdos e a experiência dos mesmos. Fazer ensino online abarca método, técnica, compromisso com os objetivos de aprendizagem, conhecimento do público-alvo, adequação de conteúdo, conhecimento de tecnologias educacionais, e muito mais. Desenhar um curso com foco na Educação à Distância demanda um processo muito mais complexo do que se imagina, além da composição de uma equipe multidisciplinar para que o resultado final seja um produto educacional sério e eficiente.
Se você precisa se capacitar e treinar a sua equipe neste momento em técnicas e métodos relacionados ao ensino online, é importante que você se atente a algumas informações para buscar um bom fornecedor neste segmento. Listo algumas recomendações abaixo:
- Busque saber se a equipe é integrada por um designer instrucional com foco em educação à distância;
- Entenda qual a metodologia utilizada no curso em que você está interessado;
- Procure saber qual a qualidade de materiais como eBooks, videoaulas ou audioaulas e, se possível, solicite uma aula demo. Aulas em PPT com narração já estão no passado;
- Pergunte se a empresa consegue fornecer algo personalizado para a sua necessidade, levando em conta o perfil dos seus docentes ou colaboradores, e observe como irá acontecer o detalhamento do levantamento de informações com você para envio de um orçamento, por exemplo;
- Peça uma lista de empresas, de segmentos diversos, que já compraram a solução.
A educação online é uma ferramenta riquíssima e que pode ser uma grande aliada das Instituições de Ensino e das organizações para levar um ensino de qualidade e acessível para todos alunos e colaboradores. O que é preciso? Tomar cuidado com o ‘canto da sereia’ que pode puxar toda a tripulação para o fundo do mar, pela falta de consistência e profundidade, ao invés de entregar as ferramentas necessárias para fazer sua embarcação navegar em águas calmas, seguras, auxiliando a chegar em seu destino final.
–
Imagem: Pexels.
–
Letícia Araújo é empreendedora, mentora, consultora de Comunicação Corporativa, Marketing e Soluções Educacionais, professora de pós-graduação e formação tecnológica presencial e EaD, designer instrucional e apaixonada por comunicação, educação e tecnologia. Tem como propósito transformar pessoas por meio de uma educação empoderadora, comunicação eficaz e por soluções educacionais eficientes.
Artigo publicado originalmente no Observatório da Comunicação Institucional.